Campo Novo se torna referência em pesquisas para solos arenosos com o CTECNO Parecis

CTECNO Parecis se consolida como referência em soluções para solos arenosos e completa 10 anos de pesquisas aplicadas ao campo

O Centro Tecnológico Parecis (CTECNO) tem se consolidado como uma das principais referências em pesquisas aplicadas à realidade do produtor rural, especialmente no manejo e na recuperação de solos arenosos. Ao longo dos anos, o centro tem orientado agricultores de diferentes regiões de Mato Grosso na adoção de práticas mais eficientes, sustentáveis e economicamente viáveis, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade no campo.

Um dos exemplos é o produtor Chiapinotto, que inicialmente pretendia implantar o estilosante Campo Grande, uma leguminosa conhecida por auxiliar na fixação de nitrogênio e melhorar a fertilidade de solos arenosos. No entanto, ao conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas no CTECNO, percebeu que o ciclo da cultura, que pode chegar a 18 meses, não se adequava à sua realidade produtiva. A partir das orientações técnicas recebidas no centro de pesquisa, Chiapinotto optou pela braquiária, cultura que oferece maior proteção ao solo e melhor resposta no curto e médio prazo.

“Eu particularmente não tenho dúvidas de que isso vai dar certo. Então vamos implantar em nossa propriedade. Estou indo buscar alternativas de fazer esse plantio de braquiária seguir conforme o CTECNO Parecis tem mostrado para nós. Eu vou seguir à risca as orientações do coordenador Rodrigo e da Daniela”, afirmou o produtor.

Assim como Chiapinotto, o delegado do núcleo da Aprosoja em Sinop, Albino Galvan Neto, também tem buscado no CTECNO Parecis aprimorar as técnicas utilizadas em sua propriedade. Durante as visitas ao centro de pesquisa, Galvan recebeu orientações voltadas à manutenção da cobertura do solo, prática que passou a adotar de forma contínua.

“Desde a primeira visita no CTECNO Parecis, a principal técnica que a gente mantém dentro da propriedade é a manutenção da palhada, essencial para a produção em solos arenosos. Sempre estendo o convite para todos os produtores que passam por essa situação de solos arenosos para fazerem uma visita no CTECNO”, destacou.

Albino Galvan relembra ainda que o interesse pelas pesquisas começou com seu pai, Antônio Galvan, que passou a implementar gradativamente as técnicas aprendidas nas visitas ao centro. Com o tempo, ele próprio passou a acompanhar de perto os estudos e ampliar o uso das recomendações técnicas na propriedade da família.

Outro produtor que ressalta a importância do CTECNO é Regis Porazzi, delegado do núcleo de Tapurah. Segundo ele, as visitas anuais ao centro têm contribuído de forma decisiva para o manejo correto da fertilidade do solo e o aumento da produtividade.

“Utilizamos as orientações na utilização do cloreto de potássio, de fósforo, a recomendação de enxofre e de calcário. Foi lá que observei a orientação de que a utilização de calcário dolomítico, em todas as situações, tem apresentado melhores resultados”, relatou.

O produtor rural de Juara, Fabio Kasprzak, também reforça a credibilidade das pesquisas desenvolvidas no CTECNO Parecis e afirma que recomenda as visitas a outros agricultores.

“Estou recomendando para vários produtores, amigos meus, que têm que ir. É muito importante. É uma coisa certa. Não tem maquiagem, não tem perfumaria, é algo enxuto, com valor acessível e com resultados bem significativos”, afirmou.

Na safra 2025/2026, o CTECNO Parecis completa 10 anos de atuação, dedicados à pesquisa de campo e à difusão de conhecimento técnico para os produtores rurais. Ao longo dessa trajetória, o centro tem contribuído diretamente para a melhoria da produção agrícola em diversas regiões de Mato Grosso. A Aprosoja MT, juntamente com seus mais de 9,2 mil associados, destaca o orgulho em apoiar essa história de avanços, inovação e fortalecimento da ciência aplicada ao agronegócio.

Share the Post:

Related Posts